Não seja enganado na "Black Friday"
Acontece na próxima sexta-feira, dia 28 de novembro a Black Friday . O dia é para atrair a atenção de muitos pessoas consumidoras que querem aproveitar alguns descontos. Falando sobre isso, ninguém quer ser uma pessoa que compra um iPhone 6 por um preço super baixo, mas que recebe uma caixa com uma pedra dentro.
Para que você não seja enganado, daremos aqui algumas dicas de como não deixar que a Black Friday se torne a Sexta-feira 13 em sua vida.
O intuito original era que fosse uma data para fazer ofertas reais e vantajosas para as pessoas,
- Primeira. Desconfiar de preços muito baixos. O iPhone 6 foi que lançado a partir de 3.199 reais aqui no Brasil. Encontrar um site que esta vendendo o smartphone por 999 reais é um sinal bem Vermelho de que a uma fraude por perto. Não entre nessa furada.
Grandes lojas virtuais, não se sujeitarão a sujar sua imagem com ofertas desse tipo.
- Segunda dica. Checar a credibilidade e idoniedade da loja. Busque pelo nome dela na internet e veja o indice de reclamações e tambem do fundamento das reclamações.
O pagina do Procon também esta disponivel uma lista de onde não comprar. Outra maneira de se certificar é dar uma olhada em algum site especializado.
No E-bit é um dos mais aconselhados para investigar. Lá, é onde as lojas recebem votos de consumidores.
Sempre que achar um preço muito baixo, de uma pesquisada na internet e faça uma comparação com uma loja grande, se for muito baixo, não compre, você vai ser enganado.
- Não caia no golpe do falso desconto. As vezes vemos preços muito baixos, mas o preço do frete ou algum outro encargo no carrinho de compras, iguala ou supera o preço de outro site.
Uma maneira de fugir dos falsos descontos é procurar por sites que tenham o selo “Black Friday Legal”. Ele mostra os sites que estão de acordo com o código de ética da data.
Este código foi reformulado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmera E-Net). O órgão espera ter a adesão de 150 sites.
Achou o site certo, com um bom desconto, e com a reputação boa? mesmo assim na hora de colocar o numero de seu cartão de crédito confira se na barra de endereços o endereço do site começa desta forma: https. Isso garante que a comunicação é criptografada e que os dados dos usuários não sejam capturados no meio do caminho.
Conforme dados do E-bit, empresa que é especializada em comércio eletrônico, a Black Friday deste ano deve alcançar um faturamento de 1,2 bilhão de reais. Um número que representaria um aumento de 56% sobre as vendas do ano anterior.
Se este valor for atingido, vai ser um record que a Black Friday no Brasil, visando os anos anteriores.
Com certeza o produto preferido dos consumidores nesta "Black Friday" será os Smartphone, que já dominam boa parte do mercado de eletrônicos, e lidera a lista de desejos da maioria dos consumidores.
Não é a toa que as empresas fabricantes destes aparelhos, lançam modelos novos, consecutivamente, sem deixar o consumidor ficar mais de seis meses sem trocar o smartphone.
TVs inteligentes tambem vão estar no topo da lista dos mais concorridos nas ofertas.
Fique esperto não seja enganado.